quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Arrozada de pescada com tomate

Como alterar um jantar....


A semana passada tinha destinado para o jantar pescada cozida.... mas para ser franca, assim que cheguei a casa achei que devia manter a pescada (pois tentamos sempre alternar um dia peixe, um dia carne), mas mudar a forma como a iria cozinhar.


E assim foi, depois de dada uma vista de olhos nalgumas receitas que tinha guardadas, eis que saiu um arroz malandro de pescada com tomate.


Digo-vos que ficou uma maravilha. Não demorou muito tempo a confeccionar e o resultado foi bastante positivo.

Ingredientes: (para 2 pessoas)
2 lombos de pescada (eu usei 2 postas)
1 cenoura
Pimenta em grão
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho azeite, sal e pimenta q.b.
1 lata pequena de tomate pelado
1 folha de louro 
1 medida de arroz

Numa panela colocar água temperada de sal e com alguns grãos de pimenta preta. Colocar 1 cebola pequena descascada, bem como a cenoura Assim que levantar fervura colocar o peixe e deixar cozinhar em lome brando.(e logo aqui vão ver que a pescada ganha outro sabor...)

Levar um tacho ao lume com o azeite, os dentes de alho e a folha de louro. Deixar refogar um pouco e juntar o tomate pelado, sem a calda e picado grosseiramente.(aqui eu usei tomate natural, até porque precisava de gastar uns que andavam no frigorífico e porque também acho que o sabor fica diferente, mas fica à vossa consideração) e deixar refogar.

Temperar de sal e pimenta. Escorrer o peixe, coando o caldo da cozedura, acrescentar 3 a 4 medidas do caldo de peixe ao refogado de tomate. Assim que levantar fervura, juntar  o arroz e deixar cozinhar em lume brando até o arroz ficar cozido. Juntar por fim o peixe desfiado e servir.

PS: depois de ter coado o caldo, usei a cenoura que tinha sido usada para a cozedura do peixe, parti aos pedacinhos e juntei ao refogado.


1 comentário:

  1. Bom...ver isso à hora do almoço é muito mau!
    Mas deve ter ficado uma delicia!
    Beijocas.

    ResponderEliminar